Anatomia da Bicicleta
Abaixo as principais peças e sistemas que constituem a bicicleta ou velocípede. Como existe uma diversificado de expressões locais e regionais, bem como, entre o Brasil e Portugal, alguns itens apresentam estas variações
Quadro (chassi) - Tubos de aço chamados "alma da bicicleta". Destinado a receber a montagem das principais peças do velocípede. A região dianteira do quadro recebe o garfo e a roda dianteira e a extremidade posterior é formada por duplos "braços" de metal para acomodar o rodado traseiro e seus mecanismos. Na região superior é instalado o selim e na inferior está localizado o movimento central com as pedivelas.
· Roda - Formada por grandes anéis (aros) metálicos ligados por raios ao cubo com blocante ou porca.
· Garfo - Peça que aloja a roda dianteira, semelhante a uma forquilha, pois é formada por duas hastes paralelas. Nela se conecta o sistema de direção (guidão e mesa) à roda dianteira, passando pelo quadro da bicicleta.
· Guidão (Guidom, direção, guiador (em Portugal)) - Peça tubular fixado no garfo e destinado a orientar a movimentação da bicicleta.
· Selim (sela, banco, coxim) - É o assento para a acomodação do ciclista.
· Corrente (correia) - Com um conjunto de elos metálicos e flexíveis é formado a corrente da bicicleta (corrente de roletes). A corrente faz a conexão entre a coroa fixada na pedivela e a catraca ou o cassete na roda traseira.
· Freio (trava, travão (em Portugal)) - Equipamento de segurança da bicicleta. É acionado por cabos de aço através do manete de freio. Quando acionado o manete, sua força/pressão é transmitida através do cabo de aço para acionar as sapatas de freio fixadas próximo ao aro das rodas que executam a frenagem através da fricção de uma borracha com o aro. Em bicicletas mais antigas, o freio está presente na pedivela e no mecanismo do movimento central conhecido por freio contra pedal ou torpedo. Freio a disco: peça similar ao freio a disco dos automóveis, com um disco instalado no cubo da roda e outro conjunto preso ao quadro ou ao garfo.
· Pneu - Peça constituída de protetores de lona e borracha que se encaixa no aro da roda. Recebe uma câmara tubular, também de borracha, que se enche com ar comprimido numa determinada calibragem para que suporte o peso associado da bicicleta e do ciclista juntos. Os pneus servem para amortecer as trepidações devidas às asperezas do chão.
· Passador de marchas (alavanca de câmbio, trocador de marcha, manípulo de mudança (em Portugal)) - É o comando do mecanismo de mudança das engrenagens das coroas e do cassete ou da catraca.
· Espaçadores: São pequenos anéis que ficam abaixo da mesa, e servem para dar o apoio a esta peça, além de esconder a espiga da suspensão.
· Câmbio dianteiro - Sistema responsável pelas mudanças de marchas na bicicleta, com a passagem da corrente entre as coroas.
· Câmbio traseiro - Sistema responsável pelas mudanças de marchas na bicicleta, com a passagem da corrente entre os anéis dentados do cassete ou da catraca.
· Cassete - Conjunto de anéis dentados, fixados na roda-livre do cubo da roda traseira. São as partes da bicicleta formadas por engrenagens que ficam encaixadas na roda traseira da bike. Pelo cassete passa a corrente que esta interligada com a coroa (ou coroas) fixadas na pedivela.
· Roda livre - Peça que faz parte do cubo da roda traseira. Por ela passa a corrente que vem desde a coroa fixada na pedivela.
· Conduíte flexível o cabo de aço - Tubo destinado ao cabo de aço dos freios e dos câmbios.
· Manete do freio (maçaneta, manete de travão (em Portugal)) - Alavanca de freio destinado ao acionamento do mesmo.
· Garfo com amortecedor - Suspensão dianteira.
· Manopla (punho, (em Portugal), luva) - Peça de borracha colocada nas extremidades do guidão para propiciar um maior conforto ao ciclista.
· Mesa (cachimbo, suporte de guidão, avanço, canote, avanço de guiador (em Portugal)) - Peça que conecta o guidão ao tubo central do garfo.
· Caixa de direção - É a peça que fica embutida no quadro, logo abaixo da mesa. Ela pode ser de rolamentos ou de esferas soltas, e permite que você pilote a sua bike com segurança e leveza.
· Movimento central - Peça instalada no quadro da bicicleta para a fixação das pedivelas.
· Pedal - Peça integrante da pedivela destinada a acomodar os pés do ciclista.
· Pedivela ("z", monobloco, pedaleira (em Portugal)) - São as duas alavancas em que os pedais ficam instalados, e dão a altura e o ângulo certos para pedalar.
· Coroas dianteiras - Na maioria dos pedivelas, a coroa é instalada separadamente, mas existem modelos que são acoplados ao pedivela. A coroa dianteira é por onde a corrente passa, e pode ser feita de três duas ou uma só engrenagem.
· Cubo da roda - O cubo é a peça do meio da roda, onde são presos os raios. Consiste num cartucho com rolamentos ou esferas e um eixo passando pelo meio. Este eixo é fixado no garfo e no quadro através de porcas ou blocante.
· Raio - São tirantes de aço rígido de pequeno diâmetro que terminam, por um lado nos cubos das rodas e por outro lado nos grandes aros (anéis) que acomodam os pneus.
· Canote de selim (cano de selim, espigão de selim (em Portugal)) - É o tubo onde o banco — selim — fica apoiado. O canote pode ser feito de alumínio, aço carbono ou fibra de carbono, e tem suas regulagens de altura e inclinação.
· Amortecedor - O amortecedor é uma peça constituída de uma mola para absorver os efeitos da rodagem em superfícies irregulares.
· Para-lama (guarda-lama (em Portugal)) - Acessório que recobre a parte superior da rodas destinado a impedir o lançamento de cascalho ou lama em direção ao ciclista.
A bomba de bicicleta é um equipamento utilizado para encher o pneu da bicicleta, e modelos portáteis podem ser encaixados no quadro ou em outras partes da bicicleta.
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